Apoio Maior – Voluntariado Jovem “Agora Nós

A pandemia provocada de forma inesperada pelo Covid_19 e as suas medidas de mitigação levaram ao isolamento de muitas pessoas desprotegidas que têm sido apoiadas pelas autarquias locais. Neste sentido, a Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ, lançou o desafio à Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), para reforçar as respostas que já se encontram no terreno a atuar, sobretudo no apoio à distribuição de bens alimentares e medicamentos, no esclarecimento de dúvidas à comunidade, no aconselhamento de serviços públicos de apoio, na divulgação telefónica e digital dos programas, bem como outras que a entidade parceira necessite implementar, sempre com as devidas medidas de segurança.

Pretende-se com este projeto, apoiar, reforçar e qualificar as respostas de apoio comunitário levadas a cabo pelas juntas de freguesias dos 3 Distritos que fazem parte da DRLVT do IPDJ, durante o período de isolamento da pandemia Covid-19; Incentivar à prática de um voluntariado organizado e de qualidade; Permitir a jovens o desempenho de tarefas em prol da comunidade; Estimular e apoiar as práticas de voluntariado jovem em áreas tidas como relevantes para a sociedade; Desenvolver processos formativos com os/as voluntários/as; Promover e estimular a prática de voluntariado, como meio de aquisição de competências.

Neste sentido encontram-se abertas as candidaturas a jovens voluntários, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, que pretendam apoiar na resposta às necessidades da comunidade mais vulnerável da respetiva freguesia.

O jovem voluntário, terá direito ao ressarcimento das despesas efetuadas, em 8,00 euros/por dia, certificado de participação e seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil, o projeto decorrerá de 27 de abril a 25 de maio e as inscrições deverão ser efetuadas através da Plataforma dos programas em https://programas.juventude.gov.pt.