Somos Tod@s Digitais

“Somos Tod@s Digitais” é uma iniciativa do INcoDe.2030 que reúne esforços de diversas entidades nacionais para ajudar a população portuguesa com menos competências digitais para melhor lidarem com a situação de isolamento social em que uma maioria da população se encontra. Esta iniciativa concretiza-se na prestação de apoio à utilização segura e responsável de soluções digitais para comunicarem e acederem a serviços à distância.

Portugal, à semelhança de muitas partes do mundo, atravessa um momento extremo. A gravidade da COVID-19 impõe constrangimentos sociais e profissionais, que provocam alterações significativas na vida de toda a população. Sendo ainda difícil verificar a extensão e a diversidade dos efeitos decorrentes do necessário recolhimento domiciliário e do distanciamento social, aqueles deverão manifestar-se de formas distintas nos diversos grupos da população portuguesa. Uma parte significativa da população tem utilizado, de forma crescente diferentes soluções de tecnologias digitais com diferentes fins, nomeadamente para atenuar a sensação de isolamento. No entanto, há ainda um número significativo de pessoas em Portugal que, por diferentes motivos, seja por não terem acesso a dispositivos, internet ou por não terem tido oportunidade de melhorarem as suas competências digitais básicas estão mais arredados daqueles recursos. Estas pessoas poderão estar mais vulneráveis ao impacto em diferentes dimensões, quer individuais, quer sociais, do isolamento e distanciamento social.

A iniciativa “Somos Tod@s Digitais” disponibiliza uma linha telefónica gratuita (800 100 555), que permite apoiar de forma imediata e continuada todas as pessoas com acesso à internet que tenham maior dificuldade em utilizar as tecnologias digitais, com particular destaque para as aplicações que permitem manter o contacto social e a realização de interações à distância. O principal objetivo é contribuir para promover uma maior interação com a família e amigos, ajudando as pessoas a adquirirem algumas competências básicas que lhes permitam diminuir um pouco os efeitos do isolamento a que estão sujeitos.

Para aquele efeito, a INCoDe.2030 conta com o apoio da operadora NOS para a execução da linha de apoio, coordenada pelo Digital Transformation Colab (DTx), em articulação com a Fundação para a Ciência e Tecnologia, através da sua Unidade de Computação Científica Nacional (FCT/FCCN). Esta linha de apoio (800 100 555) será o veículo através do qual as pessoas poderão solicitar ajuda junto de equipas de mentores voluntários recrutados junto de instituições de ensino superior.

Aceder

Deixe uma resposta