1 DE MARÇO – DIA DA PROTEÇÃO CIVIL

O Dia Internacional da Proteção Civil, instituído pela Organização Internacional de Proteção Civil (International Civil Defence Organization – ICDO), celebra-se anualmente, a 1 de março.

A nível nacional, na sequência do Despacho n.º 6915/2008, 21 de fevereiro, foi instituído o Dia da Proteção Civil.

Em Portugal e no mundo, a celebração da data visa alertar e sensibilizar para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes; prestar tributo a todos os seus agentes; promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos; e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes a catástrofes.

A data tem sido assinalada, a nível nacional, regional e municipal, com diversos eventos realizados, sobretudo, pelos vários agentes de proteção civil, bem como pelos municípios, com o propósito de promover a reflexão alargada dos valores que devem enformar esta área de atuação, envolvendo toda a comunidade e cidadãos.

Cabe à Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) a escolha do tema que serve de mote às comemorações. De acordo com a OIPC, o tema do Dia Internacional da Proteção Civil deste ano é o seguinte “LE Rôle des TECHNOLOGIES DE l’information dans l’évaluation des risques”.

O tema sublinha o importante papel das novas tecnologias na área da Proteção Civil.

MENSAGEM DA SECRETÁRIA GERAL DA OIPC – TEMA DO DIA INTERNACIONAL DA PROTEÇÃO CIVL 2023

1 de março é o Dia da Proteção Civil.

TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!