Comunicação | AQUANENA – Entupimento de emissário de esgoto doméstico provocado por resíduos inapropriados

O esgoto não é caixote do lixo!

Verificou-se esta quarta-feira, dia 14 de setembro, uma situação de entupimento de emissário de saneamento doméstico (rede de esgotos) num ponto do concelho de Alcanena.

Não se trata de uma situação única e é recorrente verificarem-se ocorrências deste género, que são provocadas pela deposição incorreta de resíduos sólidos na rede de esgotos, sobretudo toalhetes e toalhinhas.

O “novelo” formado pelos toalhetes e toalhinhas, e até por pedaços de tecido, que foram depositados de forma irregular na rede de esgotos, provocou uma situação de obstrução e obrigou à intervenção técnica da AQUANENA, com os naturais constrangimentos que podem até originar pequenas inundações nos locais onde ocorrem.

Neste período das primeiras chuvas, sobretudo quando ocorre muita precipitação num curto espaço de tempo, a elevada concentração de água no sistema dá origem a estas situações.

Apelamos aos utilizadores domésticos e não domésticos que evitem a rejeição de resíduos inapropriados para rede de esgotos, sobretudo através da sanita.

Toalhetes, toalhinhas, tecidos, panos, esfregões, cotonetes, pensos e outros resíduos devem ser colocados nos caixotes do lixo indiferenciado. Tenha sempre um caixote do lixo junto à sanita. Mesmo os toalhetes que são descritos como “biodegradáveis” demoram algum tempo a degradar-se e podem provocar estas obstruções.

Site AQUANENA