Kit de Emergência

“A ENB é detentora de um amplo e diversificado portfólio de manuais, conteúdos e recursos técnico-pedagógicos para suporte a todos os cursos ministrados. 
Para além da atividade editorial, têm sido concebidos diferentes materiais didácticos para iniciativas de responsabilidade social ou campanhas de sensibilização junto da sociedade civil e dos bombeiros portugueses. “

KIT DE EMERGÊNCIA

O Kit de emergência é constituído por elementos e produtos essenciais para assegurar a sua autossuficiência e sobrevivência, nas primeiras 72 horas, em situação de acidente grave ou catástrofe.

Vejamos alguns dos itens que devem constar no seu kit de emergência:

Documentos
Tire cópias dos documentos de identificação do seu agregado familiar (Cartão do cidadão, BI, passaporte), incluindo também cópias dos documentos dos animais de companhia (certificados de vacinas, registo de identificação ou outros), guarde-os numa pasta plástica e coloque no seu kit.

As pessoas com problemas de saúde, devem colocar no kit a listagem dos seus medicamentos e cópias dos relatórios médicos ou notas de alta. É fundamental que possua a sua informação clínica, para garantir uma melhor observação caso necessite.

Caso necessite de uma observação médica é fundamental que tenha ao seu dispor os contactos dos serviços de emergência, incluindo os números de bombeiros, polícia e da proteção civil.

Elabore ainda uma listagem com os contactos dos familiares e amigos, identificando os graus de parentesco.

Medicamentos

Caso seja doente crónico (tensão alta, diabetes, reumatismo, doenças do coração) não se esqueça de colocar no seu Kit a medicação que toma ou que utiliza em caso de SOS (insulina, medicamentos para o coração, inaladores para asma ou outros).

Faça-se acompanhar da medicação que toma regularmente. Preventivamente adicione ao seu Kit os seguintes medicamentes: analgésicos, anti-histamínicos, anti-diarreicos e laxantes.

Vestuário

Coloque no seu kit um conjunto de roupa confortável, reforce a roupa interior, assim como, calçado cómodo e resistente. Considere também a colocação de luvas de proteção e um impermeável.

Comunicações
Numa situação de emergência é fundamental manter a comunicação com a família/agregado familiar, equipas de socorro, bem como receber ou dar a respetiva informação dos órgãos de comunicação Social (OCS). Contudo, será um dos recursos que podemos perder dependendo do evento a que estejamos sujeitos.

Em algumas situações será fundamental um apito, para nos fazermos ouvir, sinalizando a nossa presença e alertando para que nos ajudem.

A existência de um rádio a pilhas, com a respetiva recarga é um dos meios de comunicação que funcionará para recebermos indicações das autoridades competentes no caso acidente grave ou catástrofe.

O telemóvel é atualmente um dispositivo essencial que temos connosco. Guarde no seu Kit uma powerbank carregada, que poderá permitir prolongar a autonomia do seu telemóvel. Inclua também os códigos de acesso à rede (PIN).

Primeiros socorros

Organize uma pequena bolsa de primeiros socorros com:
• Luvas,
• Pensos e compressas esterilizadas,
• Antisséptico para desinfeção da pele,
• Pomada para queimaduras,
• Ligaduras e adesivos de vários tamanhos e larguras,
• Soro fisiológico, doses individuais,
• Termómetro,
• Tesoura e pinça,
• Lençol isotérmico,
• Máscara de bolso.

Adicionalmente considere outros itens de proteção: máscara de poeiras, manta isotérmica e óculos de proteção.

Alimentos:
Para organizar o seu Kit, no que concerne aos alimentos, deve ter em conta os não perecíveis, com maior validade e menos probabilidade de se estragarem, destacando os que não exijam refrigeração ou preparação.
Podemos selecionar: água, conservas/enlatados, barras energéticas, chocolates, cereais e frutos secos. Reveja periodicamente o seu conteúdo e a validade dos alimentos.

Alimentos – Caixa
Uma qualquer situação de emergência, pode impedir-nos a acessibilidade a alguns bens essenciais até mesmo dentro da nossa casa, nomeadamente, falta de água e a necessidade de possuirmos reserva deste líquido assim como pastilhas de purificação.
Armazene uma caixa na despensa ou num armário, com bens essenciais para 72 horas. O agregado familiar deverá ter conhecimento da existência e constituição do conteúdo da caixa, a ser utilizada somente em situações de emergência.

Higiene

Prepare uma pequena bolsa com sabonete/sabão, pasta e escova de dentes, sacos do lixo, papel higiénico e toalhetes higiénicos, desodorizante e um creme hidratante.

Utensílios

Há utensílios que podem fazer a diferença numa situação de emergência. O canivete multifunções dará uma ajuda em muitas situações, assim como, uma lanterna de dínamo garante iluminação sem necessidade de energia. O espelho é também um utensílio facilmente transportável e que pode ser utilizado para sinalização, refletindo a luz.

Dinheiro
Tenha na sua posse, dinheiro para uma primeira necessidade.

Animais de companhia
Complemente a sua mochila com alguns pertences básicos para o seu animal de companhia: taça para colocar água e a alimentação, açaime, coleira e um agasalho.
Para a evacuação deve ter disponível a transportadora, para que seja garantida a segurança de todos.

Bebés e idosos
Caso tenha bebés ou idosos no seu agregado familiar deverá considerar artigos específicos de uso diário (fraldas, leite em pó, toalhetes).

Atenção
• Coloque o Kit em local acessível e sinalize-o.
• Assegure-se que é do conhecimento do agregado familiar.
• Utilize preferencialmente uma mochila para constituir o Kit.
• Reveja periodicamente o conteúdo.
• Considere constituir outros Kits de âmbito familiar (ex: primeiros socorros, animais de companhia, veículos).
• Tenha um Plano Familiar de Emergência.

Deixe um comentário