Municípios da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo Distribuem Computadores Portáteis às Escolas

Iniciou-se ontem, dia 21 de abril, a distribuição de 750 computadores portáteis aos municípios e Agrupamentos de Escolas da região. A medida surge na sequência de deliberações do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT).

Pretendem os Municípios e a CIMT garantir um contributo importante aos Agrupamentos de Escolas, especialmente, num contexto de emergência nacional devido à pandemia COVID-19, que levou ao encerramento das escolas.

Verifica-se a necessidade de disponibilizar recursos tecnológicos, de modo a salvaguardar que os alunos mais desfavorecidos e que não disponham de recursos tecnológicos adequados ao ensino à distância tenham acesso a todas as ferramentas necessárias.

A iniciativa surge integrada no PEDIME- Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo, que contempla o programa intermunicipal “Miúdos Digitais”, com o objetivo de proporcionar aos alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico um primeiro contacto com os suportes digitais.

No início deste ano letivo, já tinham sido disponibilizados cerca de 700 tablets, no âmbito deste projeto e desta ambição, totalizando, assim, cerca de 1450 equipamentos ao serviço da educação.

A aquisição dos 750 computadores portáteis representa um encargo de cerca de 260 mil euros e conta com o apoio da União Europeia e do Portugal 2020, através do Fundo Social Europeu, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro 2020.

Fonte: Município de Alcanena