PLATAFORMA “MIÚDOS DIGITAIS” DISPONÍVEL PARA TODOS AGRUPAMENTOS DO MÉDIO TEJO

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo vai disponibilizar o acesso à Plataforma “Miúdos Digitais” a toda a comunidade educativa da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas do Médio Tejo, devido ao contexto social que vivemos decorrente da pandemia COVID-19.

Para a Educação Pré-Escolar, a Plataforma Miúdos Digitais inclui a Coleção Bia e Kiko (português, matemática, mundo e inglês) e a Biblioteca do Gigante. A coleção parte da premissa que “aprender é divertido” e que através dos diferentes conteúdos disponíveis, será possível partilhar o prazer de conhecer histórias, sonhos e fantasias. Todas as atividades são apresentadas de forma criativa e apelativa, permitindo escutar, manipular e refletir sobre o mundo que nos rodeia. Com esta coleção as crianças terão uma oportunidade de se expressarem através da música e dos gestos, saltar, rodopiar, rir, cantar e brincar.

Já para o 1º Ciclo do Ensino Básico estão disponíveis jogos, centenas de atividades multimédia e desafios dinâmicos, interativos e lúdicos, relacionados com as temáticas de Educação para a Cidadania e Conteúdos Curriculares, através dos quais os alunos, ao seu ritmo, podem aprender, rever e consolidar as aprendizagens.

A plataforma, disponível em miudosdigitais.mediotejo.pt, destina-se à comunidade educativa da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (crianças, educadores, alunos, docentes, coordenadores e encarregados de educação) e proporciona um ambiente de aprendizagem rico em tecnologia, facilitador da aprendizagem, do trabalho colaborativo e da partilha de ideias. Este projeto pretende promover e desenvolver conhecimentos, competências e valores, que ajudam as crianças a desempenhar um papel ativo na comunidade, preparando-as para os desafios da sociedade atual.

Informa a CIM do Médio Tejo que para as turmas que estão integradas no projeto piloto da medida “Miúdos Digitais” mantêm-se as credenciais de acesso anteriormente distribuídas aos pais/encarregados de educação. Por sua vez para os pais/encarregados de educação das restantes turmas de cada Agrupamento de Escola do Médio Tejo podem efetuar o acesso à Plataforma Miúdos Digitaispor via dos dados (nome de utilizador e código de acesso) que permitem aceder ao SIGA.

Mais informação acerca da plataforma “Miúdos Digitais” pode ser solicitada ao setor da educação de cada município ou aos Agrupamentos de Escolas.